quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Perdão - O Método para Corrigir o Erro

Olá Pessoal!

Depois de 02 meses e 04 dias longe do Blog volto hoje a escrever. O motivo de meu afastamento foi o volume de trabalho assumido. O último trimestre de 2010 foi o período mais doloroso que já passei. E também o mais recompensador... Sem dúvida o trabalho engrandece e traz suas recompensas.

Bom, de volta ao Blog, do qual muito senti falta, como primeiro texto do ano, escolhi compartilhar um trecho do livro Reflexões para uma Vida Plena de Ken O'Donnell no qual o autor nos dá algumas dicas muito valiosas a respeito do Perdão.

E nada melhor para começar o ano e os novos projetos que com ele virão que perdoando a todos e a tudo - principalmente a nós mesmos. Isso nos deixará mais leves e melhor preparados para os desafios de 2011.

Não é nada fácil de se por em prática, mas devido à sua grande importância e alta possibilidade de algo que requeira "perdão" acontecer em nossas vidas/projetos, creio ser de grande valia buscarmos seguir as regrinhas O'Donnell. Certamente nos ajudará a ter melhores resultados.

Perdão
O método para corrigir o erro é ensinar o certo por meio do perdão. Se tento resolver pela confrontação, o outro não aceita e não muda. Jogar o erro no rosto das pessoas é fazer o coração delas encolher. 
A seqüência que funciona bem é: 
(1) certificar-se de que o erro não está me abalando,
(2) lembrar das coisas certas que a pessoa já fez, 
(3) dizer isso à ela, para aproximá-la,
(4) mencionar de leve o que aconteceu de errado, quando houver clima, 
(5) arquivar o assunto depois da conversa, para não servir de pretextos negativos futuros.
Ken O'Donnell, Lições para uma Vida Plena, Editora Gente, 1993 Brahma Kumaris

Alguém notou alguma semelhança com o processo de feedback?! Será o feedback uma forma mais moderna de aplicação do bom e velho perdão?! Tem mesmo aplicação em nossos projetos!? O que pensam a este respeito?!


No mais, Feliz 2011 a todos!!!! Que seja um ano de muitos desafios e muitas superações em nossas vidas. Um ano para ser comemorado por muitos e muitos outros.


Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
www.patriciainez.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário