domingo, 23 de janeiro de 2011

Estimativa de 3 Pontos / Análise PERT no Project 2010 - Nova Solução

Olá!

O post de hoje é dedicado a compartilhar com vocês uma solução novinha em folha, que acabou de sair do forno desenvolvida pelo encantador André Xavier, da BHS. A solução elaborada pelo André é muito melhor que a solução apontada por mim no Blog Estimativa de 3 Pontos / Análise PERT no Project 2010 (única existente até aquele momento) e muito parecida com a funcionalidade nativa da versão MS Project 2007.

Como podem conferir no Blog do André, a solução consiste de um plugin (add-in) que será instalado no MS Project 2010 (versão em Português ou Inglês) que criará em sua instalação uma nova Faixa de Opções (Ribbon) com 7 comandos como exibido na figura 1. Notem pela figura 2 que são os mesmos comandos existentes na versão 2007.

Figura 1 - Comandos da Faixa de Opções PERT desenvolvida pelo André para o Project 2010 (clique para ampliar)


Figura 2 - Comandos da Barra de Ferramentas 'Análise Pert' do MS Project 2007 (clique para ampliar)


Explicando brevemente os comandos:

1. a opção 'Optimistic' (Otimista), dará acesso à uma tabela de entrada de dados para registro da tarefa, duração, data de início e data de fim para o cenário otimista (figura 3).

Figura 3 - Tabela de entrada para o Cenário Otimista  (clique para ampliar)


2. a opção 'Expected' (Esperado), dará acesso à uma tabela de entrada de dados para registro da tarefa, duração, data de início e data de fim para o cenário esperado: mais provável (figura 4).  

Figura 4 - Tabela de entrada para o Cenário Experado  (clique para ampliar)


3. a opção 'Pessimistic' (Pessimista), dará acesso à uma tabela de entrada de dados para registro da tarefa, duração, data de início e data de fim para o cenário pessimista (figura 5).  

Figura 5 - Tabela de entrada para o Cenário Pessimista  (clique para ampliar)


4. já o comando 'Entry' (Formulário de Entrada), dará acesso à uma tabela de entrada de dados para registro da tarefa e das 3 durações, o que facilita em muito a digitação (figura 6). É sem dúvida a tabela mais utilizada neste processo. Esta tabela exibe também a coluna para a duração PERT (duração calculada).


Figura 6 - Tabela de entrada para todas as Durações  (clique para ampliar)


5. na opção 'Pert Values' (Peso Pert) teremos acesso a um pequeno formulário para alteração dos pesos de cada uma das durações (cenários), que tem como padrão, os valores 1, 4 e 1 como exibido na imagem abaixo:

Figura 7- Formulário para Edição dos Pesos  (clique para ampliar)


6. através do comando associado ao ícone 'Calculate' (Calcular), executa-se a rotina que fará o cálculo da duração PERT utilizando com base os valores registrados para cada uma das durações bem como os pesos definidos. Este valor será então armazenado no campo Duration (Duração) que é o campo padrão para representação da duração das atividades do MS Project. Antes da execução da rotina, um aviso será exibido pedindo confirmação do usuário (figura 8)

Figura 8- Solicitação de Confirmação de Execução do Cálculo (clique para ampliar)


7. por último, o comando 'Help' (Ajuda) exibe uma tela com a versão do Plug in e dados de contato com a BHS (figura 9)
Figura 9- Informações sobre o Plugin (clique para ampliar)


Para quem trabalha com a estimativa de 3 pontos, esta solução desenvolvida pelo André é a melhor alternativa que dispomos. A instalação é simples de proceder e nada mais temos que fazer, só usar ;). Novamente parabenizo o André pela contribuição e convido a todos a fazer uso. 

Uma única alteração que recomendo fazer é quando ao nome da Faixa de Opções, que por padrão vem como 'BHS Add-ins' (figura 10), que não é nada sugestiva para a função que exerce. Assim, eu recomendo alterar para 'Análise Pert', 'Estimativa de 3 Pontos' (figura 11), ou qualquer outra coisa que parece familiar para vocês.

Figura 10 - Nome Padrão da Faixa de Opções (clique para ampliar)

Figura 11 - Nome Sugerido para a Faixa de Opções (clique para ampliar)


Para fazer esta alteração, como o André bloqueou a opção 'Rename' (Renomear), é preciso criar uma nova Faixa e mover o grupo para esta nova faixa. Bem simples, qualquer dúvida cometem que eu ajudo.


É isso pessoal! 


Até o próximo post.

Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
 patricia@patriciainez.com.br
http://www.patriciainez.com.br/

2 comentários:

  1. Ola Patricia,

    Trabalho com Gerenciamento de Projeto e gostaria de saber onde mais consigo o plug in sobre PERT.

    Nao consegui encontra-lo no blog do Andre como mencionado por vc.


    Desde ja agradeço sua atenção,
    Marcel Belan
    marcelbelan@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcel, tudo bem!?

    Estranho, eu também não encontrei... procurei mas não encontrei... estranho!

    De toda forma, segue link direto para o Plugin criado pelo André e disponibilizado no site da Microsoft:

    http://archive.msdn.microsoft.com/projectpert


    Podendo ajudar, é só dizer ;)

    Sucesso!

    ResponderExcluir