segunda-feira, 7 de março de 2011

Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores - Parte III

Olá!

Hoje escreverei hoje o terceiro blog sobre Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores, dando continuidade aos post Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores e Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores - Parte II. Um assunto superimportante e que merece a atenção e dedicação de todos nós, quer gerentes/diretores, quer líderes de setores ou mesmo executores diretos. O planejamento estratégico é um divisor de águas! É incrível como nos tornamos profissionais melhores após seu entendimento e prática.

No primeiro post desta série -  Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores - apresentei a estrutura resumida de um plano estratégico simples e funcional para qualquer empresa, principalmente, para as pequenas.

No segundo post - Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores - Parte II - descrevi de maneira sucinta cada um dos itens do primeiro tópico da estrutura sugerida. Neste terceiro post falarei do segundo tópico estrutura do plano proposto no primeiro tópico. Mãos a Obra!

O segundo tópico do PES (Plano Estratégico Simplificado) fala do Diagnóstico da empresa, ou seja, do cenário (interno e externo) em que a organização se encontra. Uma ótima ferramenta para diagnóstico é a Análise SWOT, que trata:


2. Diagnóstico: fase de grande importância pois permite entender a empresa e o mercado no qual ela está inserida. Dividida em análise interna e externa. A Interna consiste na identificação dos fatores/variáveis sob os quais a organização tem controle e que podem contribuir ou atrapalhar a competitividade da empresa. Por exemplo: força de venda qualificada. Já a Análise Externa faz o mapeamento das variáveis sob as quais a organização não tem controle, por exemplo, possibilidade de aumento de vendas devido à  falência de um dos concorrentes.

  • Análise Interna:
    • Pontos Fortes (1):  pontos fortes são os fatores, características, competências internos à empresa que contribuem para sua competitividade (aumento de vendas, alcance de seus objetivos e propósitos, etc). Podem ser pontuados em de baixo, médio ou alto impacto para futura priorização.
    • Pontos Fracos (2): pontos fracos são fatores, características, competências internos à empresa que atrapalham/prejudicam a execução/alcance dos propósitos da organização. Assim como os pontos positivos, podem ser pontuados em de baixo, médio ou alto impacto para futura priorização, pois em geral não haverá recurso financeiro suficiente para correção de todas as fraquezas.
Como fazer?! Olhar analiticamente para todos os departamentos da empresa e definir tudo o que é bom e ruim. Olhar cada área e perguntar/analisar quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos. Preferencialmente, deve ser feita com a participação dos colaboradores das áreas, pois estes serão os primeiros a indicar os pontos fortes e fracos deu seu setor.  Como veremos mais adiante, esta análise é importante para alavancar as oportunidades e reduzir vulnerabilidade às ameaças. Se houver falha aqui, possivelmente as estratégias poderão ser falhas.

  •  Análise Externa
      • Oportunidades (3): as oportunidades, parte da análise externa, representam as tendências (mercado, tecnológicas, políticas, econômicas, culturais, etc.) que se acontecerem terão impacto positivo na competitividade da empresa. Por exemplo: tendência de queda do dólar, o que para empresas importadoras terá como impacto positivo a redução dos custos de insumo.
      • Ameaças (4): ameaças, em contra partida representam as tendências que se acontecerem terão impacto negativo na competitividade da empresa. Por exemplo: tendência de queda do dólar, o que para empresas exportadoras terá como impacto negativo a perda de rentabilidade com as exportações.
    Aqui vale observar que uma mesma tendência pode ser uma ameaça, uma oportunidade ou as duas coisas. E como na análise interna, as oportunidades e ameaças podem ser pontuadas levando em consideração o grau de impacto e o prazo para ocorrência.

      • Análise Cruzada: (1x3); (2x4); (2x3) e (1x4): a análise cruzada faz a correlação dos fatores internos e externos possibilitando à empresa identificar formas de potencializar as oportunidades e mitigar as ameaças.
        • Pontos Fortes x Oportunidades:  A análise nesta correlação é: quanto poder este ponto forte tem para ajudar a organização a aproveitar o(s) impacto(s) desta oportunidade
        • Pontos Fracos x Ameaças: A análise nesta correlação é: quanto este ponto fraco pode piorar o impacto desta esta ameaça?!
        • Pontos Fracos x Oportunidades:  A análise nesta correlação é: Quanto o ponto fraco pode comprometer a oportunidade? Muitas vezes a empresa tem ótimas possibilidades, porém, está cheia de fraquezas que a impede de aproveitar as oportunidades (seus impactos)
        • Pontos Fortes x Ameaças: A análise nesta correlação é:  Quanto o ponto forte pode bloquear a ameaça? Uma empresa que trabalha bem seus pontos fortes (investe em desenvolvê-los) reduz o impacto de muitas ameaças.

        Ufa! Fim do diagnóstico. :) Ao término desta fase teremos algo como abaixo ilustrado:

        Figura 1 - Análise SWOT - Pontos Fortes e Fracos (clique para ampliar)

        Figura 2 - Análise SWOT - Oportunidades e Ameaças (clique para ampliar)

        Figura 3 - Análise SWOT - Análise Cruzada (clique para ampliar)



         Finalizarei o assunto no quarto e último post falando sobre indicadores e metas.

        Até lá!


        Patrícia Inêz, PMP, MCTS
        Treinamentos, Melhoria de Processos e Projetos
        +55 (44) 9925-4574 (tim)
        patricia@patriciainez.com.br
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