Olá!
Para o post desta semana, devido à sua grande importância e validade nos dias de hoje, escolhi trazer para vocês algumas Regras de Ouro que se adequadamente aplicadas certamente nos ajudarão a ter mais sucesso nossos projetos. Não só nos projetos/empreendimentos, mas também nas rotinas, processos e procedimentos do dia a dia. Estas regras podem ser adotadas como parte dos valores das empresas consolidando a gestão rumo ao sucesso.
As Regras de Ouro, ou "Regras da Garagem", termo este muito utilizado nos Estados Unidos devido às mega-empresas de sucesso que surgiram em pequenas e modetas garagens do Vale do Silício, como por exemplo, a HP, a Microsoft e o mostruoso Google; abaixo apresentadas foram compiladas em 1999 pela Carly Fiorina ex-Presidente e Diretora Executiva da HP e representam bem a filosofia de administrar e empreender da Hewlett-Packard.
- Acredite que pode mudar o mundo.
- Trabalhe rapidamente, mantenha as ferramentas destrancadas, trabalhe em qualquer horário.
- Saiba quando trabalhar só e quando trabalhar em equipe.
- Compartilhe as ferramentas e idéias.
- Acredite nos seus colegas.
- Nada de política nem burocracia: são ridículas numa Garagem.
- O cliente define o que é um trabalho bem feito.
- Idéias radicais não são idéias ruins.
- Invente maneiras diferentes de trabalhar.
- Faça uma contribuição todos os dias, se não acrescentar nada, não saia da Garagem.
- Acredite que, juntos, podemos fazer qualquer coisa.
- Invente!
O que me levou a escolher este tema para compartilhar com vocês é a perenidade das regras. Mesmo dadatas de 1999 são 100% aplicáveis nos dias de hoje e podem em muito contribuir para criarmos melhores ambiantes de trabalho. Nunca se falou tanto em trabalho colaborativo como nos dias em que vivemos e as regras listadas por Fiorina, retrata muito bem nossos principais desafios, como por exemplo: Agilidade, Criatividade, Comunicação e Confiança.
Sobre a lista, Fiorina disse: "Eu acredito que se você carregar essas regras consigo na sua jornada, se você criar um ambiente onde os corações e mentes estão completamente engajados, onde a estratégia é enobrecedora, onde grandes aspirações são alimentadas pelo desejo das pessoas de fazer algo que importa, então você conseguirá tocar aqueles que encontrar no caminho." Carly Fiorina, HP CEO, 2000.
É isso ai!
Referência: Retirado do livro - Gerenciamento Criativo - Planos e Ferramentas para transformar sua Empresa em um Estúdio de criação, de Bernd H. Schmitt e Laura Brown, disponível no Google Books.
Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
a
Nenhum comentário:
Postar um comentário