terça-feira, 25 de maio de 2010

Venkatraman e os Projetos de Implantação de ERP

Na semana que se passou estava relembrando alguns conceitos sobre 'Inovação Tecnológica e Competitividade' para a disciplina de 'Tecnologia da Informação' que ministro da FGV, e ao rever o modelo de Venkatram, não pude deixar de relacionar os conceitos do modelo aos projetos de Implantação de ERP. Conceitos ao mesmo tempo tão valiosos quanto ignorados pela maioria dos profissionais e empresas que vivenciam projetos desta natureza.

Figura 1 - O Modelo de Venkatraman (clique para Ampliar)

O modelo de Venkatraman não trata da Implantação de ERP diretamente, mas sim da Inovação em Tecnologia da Informação como um todo, focando na relação Benefícios Alcançados x Impacto (Transformações) Ocasionadas.

Neste contexto, como ilustrado na Figura 1, Venkatraman classifica as inovações tecnológicas em Evolucionárias e Revolucionárias, sendo as do primeiro grupo de menor impacto para a organização e as do segundo grupo de maior impacto. Ao mesmo tempo que apresentam menor impacto, as inovações Evolucionárias apresentam também menor alcance (amplitude) de benefícios. Enquanto as inovações Revolucionárias apresetam, assim como maior impacto, maior amplitude de benefícios. Ou seja, quanto maior a transformação à qual a organização se propõe, melhores serão os resultados e maiores serão os impactos.

É neste entendimento que a grande maioria dos envolvidos em projetos de implantação de ERP se perdem, pois a implantação do ERP por si só é uma inovação Evolucionária: uma 'Exploração Localizada' com o objetivo de melhorar um processo já exisitente, como por exemplo a substituição de controles manuais por relatórios do sistema; e/ou uma 'Integração Interna - Processos' que em linhas gerais visa a eliminação de retrabalhos/redundâncias.

Ocorre que uma inovação leva à outra, mas é essencial que sejam tratadas como projetos distintos. O que de fato o são: cada qual com seu escopo, tempo, custo e equipe específicos, com sua gestão de riscos, de comunicação, critérios/parâmetros de qualidade, e mesmo necessidades de aquisição/contratação diferenciados. No entanto, é  muito comum a organização visualizar na Implantação do ERP a solução para todos os problemas processuais da empresa, quando na verdade não o é. Muitas negociações de ERP deveriam ser paralisadas/adiadas, algumas vezes substituídas, por consultorias em processos.

Porém, na ânsia de fechar negócio com o intuito de melhorar seus resultados, a organização acaba comprando Gato por Lebre. A empresa pensa estar comprando Consultoria Processual + Implantação de ERP, mas só recebe a Implantação do ERP, o que certamente não resultará nos benefícios esperados, principalmente pelo custo não planejado destas atividades (Reengenharia) e pela falta de expertise da maioria das fornecedoras de Software no assunto.

Do lado do Fornecedor, isto ocorre, em geral, por dois motivos: por falha na identificação das expectativas dos stakeholders a Fornecedora do Software acredita estar oferecendo a Solução Adequada; ou sabendo que a inovação proposta não alcançará os benefícios esperados e por falta de conhecimento/entendimento de estudos como o de Venkatraman, não conseguem posicionar a organização e acabam dando seqüencia ao projeto pela necessidade de venda.

Infelizmente esta realidade vem se tornando constante. Freqüentes são os casos de insatisfação com os sistemas de ERP e com seus fornecedores, quando na maioria das vezes o produto em si é bom, mas, foi vendido como solução para um problema que não poderia atender.

Fica então como dica a leitura do Venkatraman - 'IT Enabled Business Transformation - From Automation to Business Scope Redefinition'

Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
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2 comentários:

  1. Olá Patrícia, tudo bem?

    Com o andamento da Implantação do ERP, ao final, neste modelo aqui apresentado (o comum), teremos como resultado a Automatização do Caos....rsrsrsrsrs

    Augusto Lozano
    augustocezar1@hotmail.com

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  2. Olá Augusto!!!

    Rs... é por ai mesmo... isso se chegarmos ao fim da implantação. Fim este que em geral será o início de duro sofrimento que se encaminha para uma relação de enorme insatisfação com o fornecedor e/ou procura por outro.

    Isto é muito sério e custa muito caro! As empresas economizariam muito dinheiro se o processo feito de forma mais adequada e por pessoa que entendesse melhor tudo isso.

    Obrigada pelo comentário e sucesso por ai! ;)

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