quinta-feira, 10 de junho de 2010

Project 2010 e o PERT Chart EXPERT

Olá Pessoal!

Comecei a trabalhar com o Project 2010 esta semana e logo no primeiro projeto, me deparei com uma pequena dificuldade: "Onde foi parar o ícone do PERT Chart EXPERT"que na versão 2007 do MS Project aparecia na barra de ferramentas padrão, como ilustra a figura abaixo.

Figura 1 - Indicação do ícone do PERT Chart EXPERT no MS Project 2007 (clique para ampliar)


No Project 2010, o ícone do PERT Chart EXPERT não é criado em nenhum lugar, mesmo refazendo a configuração de integração direto do Chart EXPERT. Pra começar, o Project 2010 não tem mais as barras de ferramenta como seu antecessor, e sim, Ribbons, como o restante da família Office, como ilustra a próxima figura.

Figura 2 - Ilustração da Ribbon MS Project 2010 (clique para ampliar)


E nesta nova interface a integração com o Chart EXPERT é criada como uma Macro e não como ícone. Veja abaixo:

Figura 3 - Acesso ao Menu Macros (clique para ampliar)

Figura 4 - Lista de Macros Criadas (clique para ampliar)

Porém, na minha opnião, esta forma de acesso fica ruim, pois dificulta a operacionalização da funcionalidade. Então, após ter encontrado a funcionalidade eu criei atalhos para facilitar seu uso, conforme explico abaixo.



1. Atalho na Barra de Acesso Rápido: para criar este atalho, assim como as próximas 2 opções, o primeiro passo é acessar o menu de customizações/personalização da Ribbon/Barra de Acesso Rápido (figura 5) que é o mesmo para toda a família Office. Para acessá-lo é só clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer área branca de qualquer uma das Ribbon como ilustro a sequir.
Figura 5 - Menu de Customização da Ribbon/Barra de Acesso Rápido (clique para ampliar)

 Dentre as opções, escolha a primeira `Customize Quick Acess Toolbar` e faça como abaixo indicado.

Figura 6 - Opções de Criação do Atalho na Barra de Acesso Rápido (clique para ampliar)

Você ainda poderá personalizar o ícone e o nome do Atalho como demonstra a próxima figura.

Figura 7 - Personalizando o Atalho da Barra de Acesso Rápido (clique para ampliar)

O resultado final é este:
Figura 8 - Barra de Acesso Rápido + Chart EXPERT (clique para ampliar)


2. Atalho em uma Ribbon Existente: para criar este atalho, acesse novamente o menu de customizações/personalização da Ribbon/Barra de Acesso Rápido (figura 5) e desta vez, dentre as opções, escolha a terceira, `Customize the Ribbon...'. Para facilitar, acesse o menu a partir da Riboon na qual deseja criar o atalho. No exemplo abaixo, escolhi a Ribbon View.

Figura 9 - Opções de Criação do Atalho em uma Ribbon (clique para ampliar)


Nesta configuração é importante observar que precisamos primeiro criar um agrupamento (New Group) para então adicionarmos o novo ícone. Não é possível criar ícones nos grupos padrões do Project. 

Por fim, como ilustrado na figura 7, pode-se personalizar tanto o grupo quanto o ícone criado. O resultado final fica assim:
Figura 10 - Ribbon View + Chart EXPERT (clique para ampliar)


3. Atalho em uma Ribbon Personalidada: além de criar o atalho em uma Ribbon existente, é possível também criar uma nova Ribbon 100%  personalizada, como ilustra a figura 11.  

 Figura 11 - Opções de Criação do Atalho em uma nova Ribbon (clique para ampliar)

O caminho de acesso é  o mesmo explicado na opção anterior, apenas com algumas etapas a mais ilustrado na imagem acima. Nesta possibilidade, antes de adicionar a macro, é preciso cirar a nova Tab (botão 'New Tab'). 

E como nas duas primeiras alternativas de Atalho, é possível personalizar tanto o Grupo quanto o atalho propriamente dito (figura 7). O resultado fica assim:
Figura 12 - Ribbon "Própria" + Chart EXPERT (clique para ampliar)


4. Atalho para Teclado: Esta última opção pode ser a preferida de muitos devido à sua simplicidade e facilidade/rapidez de acesso, pois dispensa o uso do mouse. E é bem simples de configurar também: a partir da tela de visualização de macros (figura 4), clique em 'Options' e defina a tecla de atalho como mostra a imagem abaixo.

 Figura 13 - Opções de Criação do Atalho para Teclado (clique para ampliar)


O único cuidado é em escolher uma letra que ainda não esteja sendo utilizada pelo Project em outros atalhos, pois do contrário o novo atalho não funcionará.


Voltando à alternativa 2, é possível também pernalizar outras Ribbons além das principais. Para isso, na figura 9, basta selecionar todas as Tabs, como ilustra a imagem abaixo.

Figura 14 - Visuzliando Todas as Tabs (clique para ampliar)


Eu optei pela primeira forma de acesso, Atalho na Barra de Acesso Rápido, pois para mim foi a opção mais prática. Possivelmente existem várias outras formas de acesso, mas estas foram as que encontrei e testei. Se você encontrou outra forma, fica o convite para compartilhar conosco.

Ah... para remover os grupos/Tabs criados basta clicar sobre o grupo/Tab com o botão direito do mouse e no menu suspenso escolher 'Remove' como ilustra a última figura neste post.

Figura 15 - Remover Grupos/Tabs Customizados (clique para ampliar)



Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
a

4 comentários:

  1. Olá Patrícia,
    Excelente postagem.
    Visando conhecer as novas funções do project 2010, estou utilizando a versão beta. Porém, tenho uma licença do 2007 e não consigui manter as duas versões instaladas. Por acaso já se deparou com essa necesidade? Sabes de alguma solução para isso? Andei pesquisando na net mas não encontrei nada parecido.

    Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo blog.
    Gutemberg

    ResponderExcluir
  2. Olá Gutemberg, tudo bem?

    Obrigada pelo comentário.... Fico feliz em ter ajudado.

    Eu já passei por esta mesma situação que você sim. Alias, ainda hoje - por questões de treinamento e consultoria - trabalho com as duas versões em minha máquina. A solução adotada foi VMWare! Eu tenho uma máquina virtual na qual instalei todos os softwares em versão antiga, inclusive o outlook para fins de sincronização com smartfones mais novos que não funcionam bem com a versão 64 bits.

    Se você tiver uma boa máquina - principalmente memória - a máquina virtual funciona bem. E tem um modo de exibição no VMWare a partir do qual você acessa o aplicativo da máquina remota como se fosse mais uma aplicativo na sua máquina local. Fica quase transparente o uso da máquina virtual.

    Funciona bem para mim. Espero que lhe ajude também.


    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Grato Patrícia!
    Andei lendo algumas postagens relacionadas ao VMWare e vou fazer alguns testes.

    Agradeço pela atenção e estou à disposição caso necessite de alguma ajuda.

    Sds,

    Gutemberg Maciel

    ResponderExcluir
  4. Legal berg... envia-me um e-mail para que possamos trocar ideias.

    Meu e-mail é: patricia@patriciainez.com.br
    MSN: patriciainez@gmail.com
    Skype: patriciainez

    Abraços

    ResponderExcluir