segunda-feira, 28 de junho de 2010

Administração do Tempo - The Pomodoro Technique

Olá Pessoal!

Hoje compartilho com vocês uma ótima técnica de Administração do tempo que estudei e pratiquei e abordei na aula de Gerenciamento e Administração do Tempo para os alunos de Medicina da Uningá: A Técnica do Pomodoro.
 
d
Esta técnica foi desenvolvida por um estudante universitário, Francesco Cirillo, no final dos anos 80 quando, atordoado por seu baixo desempenho e entendimento acerca do conteúdo estudado propôs-se um desafio: concentrar-se verdadeira e absolutamente por 10 minutos.

A ideia de Francesco surgiu ao observar a forma como seus colegas, e ele próprio, estudavam, se organizavam e interagiam com as pessoas ao seus redores. Foi então que ele percebeu que a principal razão por seu baixo desempenho era devido ao alto índice de distrações e interrupções, o que dificultava a concentração e rendimento dos estudos.


E de fato, se pararmos para fazer a mesma observação que Francesco, muito provavelmente encontraremos a mesma razão para nosso baixo rendimento, aprendizado e produtividade: dificuldade de concentração. E neste intuito, tendo experimentado e aderido à ideia de Cirillo, posso dizer que ela A Técnica do Pomodoro de fato nos ajuda a obter melhores resultados. Vamos então à um resumo da técnica:
  1. Organize (liste) todas as suas atividades = Faça um Inventário de Atividades (IA).
  2. No início de cada dia de trabalho, selecione as atividades do IA e faça uma Lista de Atividades (LA) para o dia.
  3. Prepare o timer (um relógio de pulso, cronometro do celular, aplicativo do PC, etc.) para marcar 25 minutos - período referenciando pela técnica como pomodoro (25 minutos = 1 pomodoro).
  4. Durante o pomodoro dedique-se absolutamente (100% focado) à primeira atividade da LA.
  5. Ao término deste primeiro pomodoro, descanse por 5 minutos.
  6. Repita os itens 3, 4 e 5 por 3 vezes e ao término do quarto pomodoro, descanse 25 minutos ao invés de apenas 5 minutos.
  7. Repita então os passos 3, 4, 5 e 6 até que a tarefa escolhida seja encerrada e reinicie toda a sequência indicada.

O maior ganho da técnica, ao meu ver, está na organização das "distrações". Isso mesmo, organização das distrações e interrupções que tanto surgem em nosso dia-a-dia. É comum termos interrupções e distrações externas (outros nos chamam) e internas (nossos pensamentos vão e voltam), e o uso da técnica nos dá maior domínio sobre estas interrupções uma vez sabemos que em breve, 25 minutos no máximo, teremos um temo para dar atenção ao que nos interrompe, com isso, podemos voltar nossa atenção à atividade que estávamos fazendo sem muitos prejuízos.

E o maior desafio está em de fato segui-la. Não é uma mudança simples, ao contrário, é uma mudança de habito e por isso razoavelmente difícil de conseguir. Não é de uma hora para outra, ou pelo simples fato de utilizar um timer e organizar as tarefas, que conseguiremos bons resultados. É preciso persistência e força de vontade. Assim, com certeza você também conseguirá melhores índices de produtividade.

Dicas:
  1. É importante que a ferramenta utilizada como timer, possua funcionalidade de alarme para que durante o período de estudo/trabalho, você não tenha que se preocupar com o tempo. Para pessoas que trabalham próximas ao computador, sugiro softwares como o FocusBooster e o PromoTime que podem ser encontrados na página da Técnica em Free Pomodoro Software.
  2. Tão importante quanto marcar o tempo de concentração é marcar, com alarme, o tempo de distração, para que este não se estenda mais do que o necessário, o que certamente ocorrerá se você se descuidar.
  3. Organize as tarefas para que ela não consuma mais que 8 pomodoros e menos que 1 pomodoro.

Fonte: The Pomodoro Technique - http://www.pomodorotechnique.com/

Curiosidade: A Técnica recebeu este nome devido ao timer utilizado por Francesco para controlar seus períodos de trabalho/estudo versus descanso: um timer de cozinha, que na Itália, cidade de Francesco, é muito comum no formato de tomate, que em Italiano se escreve Pomodoro

É isso ai! Vale a pena conhecer e experimentar. 

Sucesso a Todos

Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
a

2 comentários:

  1. Fala povo do tomate! Estou desenvolvendo um timer desktop para Pomodoro. Dá uma olhada aí:

    http://code.google.com/p/tomighty/

    Idéias, sugestões, etc. são bem vindos. Tem várias coisas que vou adicionar no aplicativo ainda (como lista de tarefas, por exemplo), mas ele já está bem "usável". Também vou traduzir logo para português. Testado apenas no Windows 7/XP, suporte a Linux e MacOS está nos planos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia,

    Acabei de liberar a versão 0.4 do Tomighty. Adicionei as coisas que você havia sugerido:

    - Configuração dos tempos de pomodoro e descanso.
    - Som de tic-tac enquanto o timer está rodando.

    Dá uma olhada e me diz o que você acha. Pretendo adicionar mais coisas com o tempo, como lista de tarefas e relatórios de atividades, por exemplo.

    Fique à vontade para dar feedback por email. Qualquer crítica/sugestão/idéia/elogio é bem-vindo.

    Abraços!

    Célio

    ResponderExcluir