Com este blog chego ao fim da saga Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores. Um divisor de águas na vida profissional e pessoal daqueles que se dedicam ao estudo e prática deste assunto.
No primeiro post - Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores - apresentei uma possível estrutura (simples e funcional) para o Planejamento Estratégico de para qualquer empresa, principalmente, para as pequenas.
No segundo e terceiro posts - Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores - Parte II e Planejamento Estratégico: Missão, Visão, Valores - Parte III - escrevi sobre o primeiro e segundo tópico da estrutura sugerida: Identificação e Diagnóstico respectivamente. E neste último post falarei sobre o último tópico da estrutura sugerida - Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas.
3. Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas: uma vez feita a identificação da empresa (missão, visão, valores, negócio ampliado e foco de atuação) e concluída a Análise SWOT (pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades) é hora de traçar as ações (definir a estratégia) para os próximos x anos. Como desde o início estou falando em pequenas empresas, um bom 'x' para este porte de organização é 3 anos. Ações estas divididas em 3 níveis organizacional:
- Corporativo: ações/objetivos da alta gestão: direção/presidência da empresa. Estes objetivos são definidos de forma a levar à empresa à posição almejada (identificação) levando em conta seu estado/momento atual (diagnóstico) e norteará toda a organização.
- Tático: ações/objetivos a nível departamental. Conhecendo os objetivos corporativos, cada setor da organização fará seu plano tático de forma a alcança-los.
- Operacional: Por fim, para cada objetivo tático, podemos ainda definir ações operacionais como um detalhamento do que será feito, como e porque será feito, quem será o responsável, quando e onde será feito e quanto custará (metodologia 5W2H).
Em empresas pequenas no entanto, uma característica marcante é o quadro resumido de funcionários e o acumulo de tarefas, o que nos permite trabalhar com a penas o nível corporativo.
Definidos os objetivos corporativos (o que a empresa quer que seja feito), novamente vale ressaltar que estes objetivos são estabelecidos com base na identificação e diagnóstico anteriormente elaborados, uma boa prática é definir também os indicadores (medições) que serão utilizados para monitorar a efetividade das ações (se o objetivo está ou não sendo alcançado), metas periódicas para cada um dos indicadores estipulados e as iniciativas estratégicas (como o objetivo será alcançado) para cada objetivo. Por exemplo:
Figura 1 - Objetivo, Indicadores, Metas e Iniciativas Corporativos (clique para ampliar)
Dada a importância da missão e visão da empresa (qual a razão de ser e qual o futuro da empresa) é importante que também sejam definidos indicadores e iniciativas para estes objetivos! Se preciso, releia o segundo post desta série para melhor esclarecimento.
Bom pessoal, é isso! Espero que este série de post sobre Planejamento Estratégico possa ajudar.
Abraços e bom Carnaval!
Patrícia Inêz, PMP, MCTS
Treinamentos, Melhoria de Processos e Projetos
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