segunda-feira, 28 de março de 2011

MS Project 2010 - Como Comparar Projetos/Versões

Olá!

Hoje vou falar da funcionalidade do MS Project 2010 de comparar projetos. É um dos recursos que mais gosto devido à sua importância para o entendimento das mudanças que ocorreram dentro do mesmo projeto ou, entendimento das semelhanças e diferenças entre projetos distintos.

O recurso é muito simples e fácil de usar. Para explicá-lo vou utilizar dois cronogramas de exemplo:


Figura 1 - Cronograma do Projeto 1 (clique na imagem para ampliar)

Figura 2 - Cronograma do Projeto 2 (clique na imagem para ampliar)


A primeira observação a ser feita é que, para que o Project faça a comparação entre os dois cronogramas, os dois arquivos devem estar abertos. Abaixo imagens de acesso ao comando comparar projetos. Note que a versão que estou usando no momento está em inglês, mas seguindo as imagens você se localizará bem no português.

Figura 3 - Acesso ao comando Comparar Projetos  (clique na imagem para ampliar)

Figura 4 - Definição dos Projetos/Versões a serem Comparados  (clique na imagem para ampliar)

Note que na figura 4, eu estava com o Projeto 2 (Project 2) ativo e por ele eu acionei o recurso de Comparar Projeto. Assim, no campo 'Compare the currente project (Project2.mpp) to this previous version:' ou então indiquei o Projeto 1 (Project1.mpp).

Feito isso, ao clicar no ok, o MS Project 2010 iniciará o processo de comparação e exibirá um relatório (arquivo mpp) com o resultado da análise feita como ilustrado na figura 5.

Figura 5 - Relatório de Comparação (clique na imagem para ampliar)

No relatório de comparação, o MS Project exibe a ribbon da funcionalidade executada 'Compare Project', e uma barra lateral com a legenda 'Legend for Comparison Report'. Os ícones da legenda - como podemos ver na figura acima - aparecem na primeira coluna da tabela de entrada e nos informa exatamente o que há de diferente entre os dois cronogramas analisados (comparados). No caso do nosso exemplo - Project 2 x Project 1, as diferenças foram:

Figura 6 - Relatório de Comparação - Tabela de Entrada (clique na imagem para ampliar)

  1. O nome do Projeto é diferente;
  2. A tarefa 'tarefa 1' teve sua duração, e conseqüentemente datas de início e término, aumentada em 3 dias;
  3. A tarefa 'tarefa 2' foi excluída do segundo projeto;
  4. A tarefa 'tarefa 3' teve sua duração, e conseqüentemente datas de início e término, reduzida de 4 para 3 dias. E também teve um recurso a mais envolvido em sua execução;
  5. Fora incluídos no projeto 2 (project 2) um marco 'marco' e a tarefa 'tarefa 2'.

Estas diferenças também podem ser facilmente observadas pelo Gráfico de Gantt comparativo entre os projetos, parecido com o gráfico de baselines.

Figura 7 - Relatório de Comparação - Tabela de Entrada (clique na imagem para ampliar)


É isso! Rápido, simples, fácil de usar e muito útil para possibilitar entendimento, monitoramento/acompanhamento das diferenças entre versões do projeto.


Patrícia Inêz, PMP, MCTS
Treinamentos, Melhoria de Processos e Projetos
+55 (44) 9925-4574 (tim)
patricia@patriciainez.com.br
www.patriciainez.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário