quarta-feira, 7 de julho de 2010

Onde foi Parar aquele Menu?! Menu-X-Ribbon



Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje vou postar para vocês algo de grande valia para praticamente todos que trabalham com o pacote Office da Microsoft. Desde que a Microsoft começou a mudar a interface de seus produtos, substituindo as antigas barras de menu e ferramentas (figura 1), pelas Ribbons (figura 2), muitas vezes, e por muito tempo em cada vez (o que ainda mais furioso), nos perdemos e demoramos a beça para encontrar a funcionalidade que antes parecia tão fácil.... 


 Figura 1 - Ilustração da Antiga Interface - com Barra de Menu e de Ferramentas (clique para ampliar)


 Figura 2 - Ilustração da Nova Interface - Ribbons (clique para ampliar)


Quem é que nunca se perguntou: "Onde foi parar aquele bendito menu?!" rs... Eu já, e várias vezes até descobrir que a Microsoft criou um Guia Interativo que demonstra a disposição/localização de cada um das funcionalidades da antiga interface (em barras de menu) na nova interface (as Ribbons).

O Guia, disponível para um grande número de aplicativos da Microsoft (Word, Excel, InfoPath, OneNote, PowerPoint, Publisher, Project e Visio), pode ser acessado via web ou instalado na máquina local. As duas opções se dão através do acesso à site oficial da Microsoft abaixo ilustrado:

 Figura 3 - Reprodução de parte do Site onde estão os links para acesso aos Guias (clique para ampliar)



O guia está disponível também em formato de planilha e pode ser acessado através do mesmo site conforme figura abaixo: 

 Figura 4 - Indicação de acesso aos Guias em Planilhas (clique para ampliar)



É isso... espero que o guia seja tão util para vocês quanto foi para mim e que com isso vocês otimizem o tempo no uso de cada um dos aplicativos.



Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário