Olá!
Esta última semana, devido a um curso sobre Gerenciamento de Projetos que estou promovendo na cidade de Londrina recebi muitos e-mails perguntando sobre a abrangência da Gestão de Projetos e então resolvi fazer deste o tema do blog, pois pode ser também dúvida de muitos.
Dentre os questionamentos a maior dúvida foi se o tema (Gerenciamento de Projetos) é assunto de interesse de um segmento em específico (indústria, engenharia, etc...). A resposta é não... Gerenciamento de Projetos não está para nenhuma área em específico. Como disse recentemente um amigo, "desde que o homem inventou o fogo ele faz projetos". De fato, estamos sempre envoltos por projetos, quer na vida pessoal quer na vida profissional. A questão é que a maioria das vezes não os tratamos como projetos - não aplicamos qualquer uma das boa práticas da gestão de projetos - e por isso os resultados nem sempre são satisfatórios.
É muito comum as pessoas confundirem Projetos como plantas, desenhos, ou algo apenas técnico, como por exemplo, desenho/plantas utilizados pela construção civil - como "projeto" elétrico, hidráulico, etc...No entanto, projeto é muito mais do que um desenho técnico. Quando falamos em projetos estamos falando, por exemplo de empreendimentos. Vale relembrar aqui a definição formal do PMBOK para projetos - um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Por exclusivo entendemos algo que não seja repetitivo que gere um resultado único/singular, quer seja pelas pessoas envolvidas, pela localidade, pelas características, etc...
Se refletirmos acerca desta definição concluiremos que quase tudo o que fazemos em nossa vida é um projeto: a construção de uma nova fábrica, a ampliação de setores da empresa, a abertura de uma nova filial, a melhoria de produtos já existentes, estudo de mercado/viabilidade, aquela viagem de férias com a família, um curso, um treinamento, a implantação de um novo sistema, uma safra, o lançamento de uma coleção, a implantação de infraestrutura pelo governo, uma campanha publicitária, etc... até mesmo ter um filho é um projeto. Ou seja, sempre que temos uma ideia, um sonho, uma necessidade, um desejo... para realizá-la(o), teremos um projeto. De forma simples e direta, podemos definir projetos como sendo o caminho entre as ideias e a realização. E certamente estamos todos nós envoltos por projetos, quer no âmbito profissional e/ou pessoal. Nossa vida é um projeto! Eu até escrevi um post a este respeito.
Assim, a gestão de projetos que é definida pelo PMBOK como sendo a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projetos a fim de atender seus requisitos - aplica-se a com certeza todos os setores e segmentos da sociedade. Vocês sabiam, por exemplo, que já existem prefeituras/estados adotando consultorias para profissionalizar a Gestão de seus Projetos de acordo com os fundamentos do PMI?! Cada vez mais empresas privadas, públicas e/ou do 3. setor estão buscando profissionais com conhecimentos comprovados (especialização e/ou certificação) para gerir seus projetos. E este é um caminho certo e que traz resultados comprovados - vide post "o Valor do Gerenciamento de Projetos". Como desenvolver algo de forma equilibrada - sustentável - com recursos escassos e baixos orçamentos - cenário de todos nós pessoas físicas ou jurídicas!? A gestão de projetos coloca-se como base para que isso possa aconteça e de forma que os objetivos possam serem então alcançados e alcançados com satisfação de todos os envolvidos.
Tudo isso para dizer a vocês que estudamos em gerenciamento de projetos pode ser aplicado para melhorar a gestão de qualquer projeto (claro, adaptado à necessidade de cada empresa).
É isso! Espero ter esclarecido um pouco sobre a aplicabilidade e abrangência deste fascinante assunto.
Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574 patricia@patriciainez.com.br
http://www.patriciainez.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário