Toda empresa que optar pela utilização do gerenciamento de projetos deveria passar pelas seguintes etapas:
- Entenda o ambiente no qual o GP será utilizado. Identifique então o que fazer:
- Contexto Empresarial: Qual é o contexto no qual se encontra? Como o GP é tratado neste contexto? O que se conhece de GP?!
- Perfil da Organização: arriscado, conservador, cautelosos, etc. ....
- Objetivos Estratégicos: o que a alta direção quer com o GP? Esta alinhado com o direcionamento estratégico da empresa!?
- Resultados Esperados: Quais são os resultados esperados com a inciativa!? Quais os resultados operacionais, Benefícios gerenciais?! Sempre responda a esta questão de forma específica e mensurável.
Entendendo o ambiente, será possível consultar bases de dados e estudos de casos gerados,
por exemplo, pelo PMI e quem sabe encontrar modelos, sugestões, melhores práticas, etc.
- Adapte - Construa sua própria metodologia:
- Quais as práticas de GP proporcionarão tais benefícios/valores!? Quais processos usar?! Em que seqüência?! Quais entradas e saídas!? E construa a sua metodologia. Neste momento é muito importante fazer adaptações. Implementações genéricas do ‘gerenciamento de projetos’ não funcionam. Diferentes empresas possuem diferentes valores, culturas, mercados, equipes, etc. E uma das mais importantes descobertas da pesquisa é que o ‘gerenciamento de projetos’ deve ser adaptado para a empresa. Esta moldagem é crucial para o sucesso da organização e um de seus desafios consiste em entender os valores da organização.
- Estabeleça uma linha base um padrão para futuras comparações. Só assim, será possível saber se a empresa está indo bem na metodologia adotada ou se precisa passar por re-análise.
- Monitore: avalie e entenda os resultados obtidos confrontando-os com o padrão definido. Então tome ações corretivas/preventivas se necessário. Gerenciamento de Projetos é como um ciclo PDCA, melhoria contínua.
E para que a adoção do gerenciamento de projetos possa trazer ainda melhores resultados/ lucratividade à empresa, a organização deve sempre solicitar o apoio/orientação de um profissional certificado. Esta pessoa não será a garantia de sucesso neste projeto de implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos, mas certamente será um diferencial para que os objetivos da empresa sejam alcançados da melhor forma possível, no menor tempo e com o menor investimento cabível. Implantações sem o acompanhamento de um bom profissional podem fazer com que a empresa se torne burocrática, lenta e com um péssimo clima organizacional o que certamente afetará seu desempenho e lucratividade no mercado.
Em Maringá excelentes profissionais podem ser encontrados através do Branch NP (www.branchnp.com.br), associação de gerenciamento de Projetos do Norte do Paraná filiada ao PMI.
Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
a