Mostrando postagens com marcador RH. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador RH. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Perdão - O Método para Corrigir o Erro

Olá Pessoal!

Depois de 02 meses e 04 dias longe do Blog volto hoje a escrever. O motivo de meu afastamento foi o volume de trabalho assumido. O último trimestre de 2010 foi o período mais doloroso que já passei. E também o mais recompensador... Sem dúvida o trabalho engrandece e traz suas recompensas.

Bom, de volta ao Blog, do qual muito senti falta, como primeiro texto do ano, escolhi compartilhar um trecho do livro Reflexões para uma Vida Plena de Ken O'Donnell no qual o autor nos dá algumas dicas muito valiosas a respeito do Perdão.

E nada melhor para começar o ano e os novos projetos que com ele virão que perdoando a todos e a tudo - principalmente a nós mesmos. Isso nos deixará mais leves e melhor preparados para os desafios de 2011.

Não é nada fácil de se por em prática, mas devido à sua grande importância e alta possibilidade de algo que requeira "perdão" acontecer em nossas vidas/projetos, creio ser de grande valia buscarmos seguir as regrinhas O'Donnell. Certamente nos ajudará a ter melhores resultados.

Perdão
O método para corrigir o erro é ensinar o certo por meio do perdão. Se tento resolver pela confrontação, o outro não aceita e não muda. Jogar o erro no rosto das pessoas é fazer o coração delas encolher. 
A seqüência que funciona bem é: 
(1) certificar-se de que o erro não está me abalando,
(2) lembrar das coisas certas que a pessoa já fez, 
(3) dizer isso à ela, para aproximá-la,
(4) mencionar de leve o que aconteceu de errado, quando houver clima, 
(5) arquivar o assunto depois da conversa, para não servir de pretextos negativos futuros.
Ken O'Donnell, Lições para uma Vida Plena, Editora Gente, 1993 Brahma Kumaris

Alguém notou alguma semelhança com o processo de feedback?! Será o feedback uma forma mais moderna de aplicação do bom e velho perdão?! Tem mesmo aplicação em nossos projetos!? O que pensam a este respeito?!


No mais, Feliz 2011 a todos!!!! Que seja um ano de muitos desafios e muitas superações em nossas vidas. Um ano para ser comemorado por muitos e muitos outros.


Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
www.patriciainez.com.br

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RH - Onde Encontrar Boas Oportunidades/Bons Profissionais

Olá Pessoal!
Tudo bem?

Em todas as aulas e cursos que realizo, bem como nas consultorias e até mesmo bate-papo pela internet sempre me perguntam sobre mercado e ofertas de emprego. Do outro lado da moeda, há sempre um empregador procurando por bons funcionários e solicitando indicações.

Bom, uma dica é se cadastrar-se (empregado ou empregador) em sites de Busca e Oferta de Empregos. Um deles é o Monster Brasil - site brasileiro da empresa líder mundial em carreiras e recrutamento. Eles divulgam, por exemplo, vagas da Google e GE. O site disponibiliza artigos e dicas incríveis sobre carreira, currículo, entrevistas, pesquisas salariais, exemplos de cartas de apresentação, etc. Enfim, uma ajuda e tanto para quem procura por oportunidades/recolocação. Sem falar na visibilidade que se ganha.

E não para por ai! Há também dicas para as empresas, por exemplo, como construir uma marca forte. Outro grande atrativo para os empregadores é o canal do recrutador com artigos e assessoria em seleção, avaliação de desempenho e retenção de talentos.

Com certeza vale a pena se cadastrar e manter-se atualizado com as ofertas de trabalho e em contato com os bons profissionais.

Sucesso a todos!

Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
http://www.patriciainez.com.br/

sábado, 4 de setembro de 2010

Planejamento Pessoal - O Projeto Você

Olá Pessoal, tudo bem? Espero que sim...

No último post escrevi sobre Planejamento Pessoal, compartilhando um pouco da importância de se ter um plano de desenvolvimento pessoal, ou mapa da nossa carreira profissional com projeção para 3, 5, 10 anos.

Neste post retomo o assunto no intuito de ajudar aqueles que quiserem iniciar o Plano Mestre de Trabalho para o "Projeto Você". O objetivo é indicar-lhes um artigo muito legal que foi publicado em 2003 na Revista Você S.A. e que dará a base necessária para os primeiros passos nesta maravilhosa "aventura". Verão como é gostoso pensar em "sua" carreira, traçar metas, objetivos e como alcança-los. É sem dúvida um passo certeiro na direção do sucesso.

O artigo, disponibilizado no Google Docs através deste link, traz um passo a passo para fazermos o "projeto de nossas vidas" e foi escrito por Paul Campbell Dinsmore, referência internacional na arte de Gerenciar Projetos.

Boa leitura!! E claro, convido-os a postar aqui seus comentários acerca do artigo.


Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
http://www.patriciainez.com.br/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Para Onde Ir?!

Olá Pessoal!

Hoje vou escrever sobre o dilema da decisão que muitos já passaram, estão passando, ou possivelmente irão passar quando, em algum momento da carreira profissional, tiverem que decidir entre a permanência no atual emprego ou a disposição às novas oportunidades. Perguntas como: Para onde vou?! Fico ou não fico?! O que será melhor!?

Passei por esta difícil situação ha alguns meses atrás e optei pelo caminho da felicidade. Pode parecer romântico e até mesmo utópico, mas é a pura verdade. Acredito muito que temos que trabalhar com o que gostamos, pois se assim for, o trabalho será prazeroso e a produtividade muito muito maior. Outro ponto que me ajudou muito na escolha foi à existência de um plano de desenvolvimento profissional, ou plano mestre, no qual havia descrito um mapa de minha carreira para os próximos 10 anos.

Fazendo um elo com o Gerenciamento de Projetos, nos ajuda muito se tratarmos a nossa vida como um projeto e tivermos um plano mestre de condução deste projeto para consultarmos em caso de dúvidas como estas. Neste plano - o plano de nossas vidas - deve constar, por exemplo, o macro-mapa de nossa carreira contendo uma breve descrição dos próximos passos a seguir na evolução e crescimento profissional. Assim, quando o momento da decisão chegar, ficará mais fácil consultar "o plano" e analisando o mapa profissional, encontrar os critérios que nortearão a escolha. E foi assim que lidei com a decisão de “ficar ou partir”. Consultei o plano de desenvolvimento profissional e analisei dentre as opções que tinha qual me levaria mais próxima de onde queria chegar.

É claro que não encontraremos todas as respostas, como também é certo que este plano, e principalmente o mapa profissional, será construído e reconstruído conforme as oportunidades que surgem em nossa vida. Por exemplo, ao fazermos um curso de aperfeiçoamento, de curta, média ou longa duração, muitas portas e possibilidades se abrem provocando então uma mudança/atualização no plano mestre de nosso projeto vida/carreira.

Se assim fizermos, com certeza, teremos melhores chances de tomar a decisão correta e que nos trará um melhor futuro, não só profissional, mas também pessoal, visto que ambos estão intimamente ligados. A grande vantagem é que o plano nos conduzirá a uma análise de longo prazo, uma visão holística das consequências de cada decisão. Caso contrário, muito provavelmente tomaremos a decisão baseados nos resultados imediatos - de curto ou curtíssimo prazo - o que quase sempre não é o melhor para as nossas vidas. Ter muito bem estabelecido onde queremos chegar, onde queremos estar, o que queremos alcançar no futuro, é o grande diferencial para aumentar as chances de sucesso em decisões como as que descrevi no início deste blog.

É isso!

Quem de vocês possui um Plano Mestre para o Projeto mais importante que temos a conduzir!? Convido-o a compartilhar conosco a experiência obtida com a elaboração deste Plano e claro, com os períodos em que o consultou e foi conduzido por ele.


Abraços

Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
http://www.patriciainez.com.br/

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Deficiências - Mario Quintana

Olá Pessoal!

O Post desta semana é sobre Gestão de Pessoas - área de Recursos Humanos do PMI. E para falar sobre o assunto, abro espaço para um convidado de honra: Mario Quintana:


Figura 1 - Deficiências de Mario Quintana (clique para ampliar)

Conseguiram fazer ligação entre a obra de Mário Quintana e seu dia a dia nos projetos?! Será que por algum momento não estamos "cegos" para as necessidades e angustias de nossa equipe? Surdos em não ouvir e entender/perceber o que nossa equipe e também o cliente de fato tem a nos dizer!? Mudos quando faltamos com a transparência e comunicação efetiva!?

Na complexa e turbulenta rotina dos profissionais de Gerenciamento de Projetos, vez ou outra, creio que seja necessário fazer uso das “deficiências” apontadas por Mário, mas de forma positiva para o projeto e não de uma maneira repetitiva e automática, o que caracterizaria a prática como uma deficiência. Calar, por exemplo, em alguns momentos é estratégia. Da mesma forma, não ouvir, em certas circunstâncias, faz-se necessário para busca pelo bem “maior”.

O que quero dizer é que se bem utilizado, com muita sabedoria, os itens apontados por Mário Quintana podem fazer parte da condução do projeto, mas se forem comuns ou inadequadamente ocorrerem, muito provavelmente levarão o projeto ao fracasso e a equipe, a maior riqueza do projeto, ao fim.

O que acham?!
Boa Reflexão a todos!


Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
http://www.patriciainez.com.br/

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ninguém é Insubstituível?

Olá!!!

Pessoal, esta semana recebi por e-mail que texto com uma belíssima reflexão e que cai muito bem com o objetivo deste blog: disseminar as melhores práticas em gerenciamento de projetos, contribuindo para melhores resultados.

Assim, replico abaixo, na íntegra, o texto recebido. Infelizmente não estava referenciado o autor. A ele, meus sinceros cumprimentos.

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.

Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim.

-E Beethoven ?

- Como? - o encara o diretor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio.....

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.

Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.

Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...

Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.

Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.

Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...

O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.

Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.

Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"

Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer tudo oque estiver ao meu alcance e das ferramentas de trabalho "

"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..".

É bom para refletir e se valorizar, afinal, você é insubstituível!

Uma abençoada semana para você!

Que possamos refletir, aprender e praticarmos!


Sucesso a todos!

Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
a

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Construindo Equipes/Empresas Vencedoras - Regras de Ouro

Olá!

Para o post desta semana, devido à sua grande importância e validade nos dias de hoje, escolhi trazer para vocês algumas Regras de Ouro que se adequadamente aplicadas certamente nos ajudarão a ter mais sucesso nossos projetos. Não só nos projetos/empreendimentos, mas também nas rotinas, processos e procedimentos do dia a dia. Estas regras podem ser adotadas como parte dos valores das empresas consolidando a gestão rumo ao sucesso.

As Regras de Ouro, ou "Regras da Garagem", termo este muito utilizado nos Estados Unidos devido às mega-empresas de sucesso que surgiram em pequenas e modetas garagens do Vale do Silício, como por exemplo, a HP, a Microsoft e o mostruoso Google; abaixo apresentadas foram compiladas em 1999 pela Carly Fiorina ex-Presidente e Diretora Executiva da HP e representam bem a filosofia de administrar e empreender da Hewlett-Packard.
  1. Acredite que pode mudar o mundo.
  2. Trabalhe rapidamente, mantenha as ferramentas destrancadas, trabalhe em qualquer horário.
  3. Saiba quando trabalhar só e quando trabalhar em equipe.
  4. Compartilhe as ferramentas e idéias.
  5. Acredite nos seus colegas.
  6. Nada de política nem burocracia: são ridículas numa Garagem.
  7. O cliente define o que é um trabalho bem feito.
  8. Idéias radicais não são idéias ruins.
  9. Invente maneiras diferentes de trabalhar.
  10. Faça uma contribuição todos os dias, se não acrescentar nada, não saia da Garagem.
  11. Acredite que, juntos, podemos fazer qualquer coisa.
  12. Invente!
O que me levou a escolher este tema para compartilhar com vocês é a perenidade das regras. Mesmo dadatas de 1999 são 100% aplicáveis nos dias de hoje e podem em muito contribuir para criarmos melhores ambiantes de trabalho. Nunca se falou tanto em trabalho colaborativo como nos dias em que vivemos e as regras listadas por Fiorina, retrata muito bem nossos principais desafios, como por exemplo: Agilidade, Criatividade, Comunicação e Confiança.

Sobre a lista, Fiorina disse: "Eu acredito que se você carregar essas regras consigo na sua jornada, se você criar um ambiente onde os corações e mentes estão completamente engajados, onde a estratégia é enobrecedora, onde grandes aspirações são alimentadas pelo desejo das pessoas de fazer algo que importa, então você conseguirá tocar aqueles que encontrar no caminho." Carly Fiorina, HP CEO, 2000.

É isso ai!


Referência: Retirado do livro - Gerenciamento Criativo - Planos e Ferramentas para transformar sua Empresa em um Estúdio de criação, de Bernd H. Schmitt e Laura Brown, disponível no Google Books


Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
a

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Equipe - Dicas para Capacitação

Na semana passada falei sobre a importância de se ter pessoas certas na organização, com foco no mal que a decisão por manter funcionários inadequados pode causar às empresas.

Esta semana, continuando o assunto sobre equipe, vou repassar dois importantes links que recebi de um amigo para capacitação gratuita:
Trata-se de Educação a Distância e de excelente qualidade com conteúdo atualizado e de fácil assimilação. No Educação Sebrae, pela própria natureza da instituição, encontramos cursos voltados aos conceitos básicos e essenciais de administração, sendo os cursos disponíveis na data de hoje:
  • AE - Aprender a Empreender.
  • APF - Análise e Planejamento Financeiro.
  • CVMM - Como Vender Mais e Melhor.
  • D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios.
  • AC - Atendimento ao Cliente.
  • GCC - Gestão de Cooperativas de Crédito.
  • BPSA - Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança.
  • EI - Empreendedor Individual.
  • IPGN - Iniciando um Pequeno e Grande Negócio.

Já na FGV temos um gama maior e mais abrangente de opções que vão desde temas introdutórios à Gestão Empresarial até Metodologia de Ensino Superior, passando por curso para professores de Ensino Médio. Os cursos atualmente disponíveis são:
  • Tópicos temáticos introdutórios na área de Gestão Empresarial - carga horária de 5h
    •  Balanced Scorecard
    •  Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tributário
    •  Consultoria em Investimentos Financeiros - Intermediação Financeira
    •  Direito do Trabalho - Contratação do Trabalhador
    •  Fundamentos da Gestão de Custos
    •  Gestão de Pessoas - Motivação nas Organizações
    •  Processo de Comunicação e Comunicação Institucional
    •  Estratégia de Empresas - Introdução à Administração Estratégica
    •  Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - História da Questão Ambiental
    •  Gestão de Marketing - Produto, Marca, Novos Produtos e Serviços
    •  Gestão da Tecnologia da Informação - TI nas Organizações: Estratégia e Conceitos
    •  Técnicas de Gerência de Projetos - Gerenciamento do Escopo do Projeto
  • Tópicos temáticos introdutórios na área de Metodologia - carga horária de 5h
    •  Metodologia de Pesquisa - Conhecimento, saber e ciência
    •  Metodologia do Ensino Superior - Universidade e Sociedade
  • Cursos em áreas de conhecimento diversas - carga horária de 15h
    •  Ciência e Tecnologia
    •  Diversidade na Organização
    •  Ética Empresarial
    •  Recursos Humanos
  • Cursos para professores do Ensino Médio - carga horária de 30h
    •  Filosofia
    •  Sociologia
  • Quiz: Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto

Considerando a correria do dia a dia e principalmente o grande número de viagens presente na profissão de muitos, a educação a distância apresenta-se como uma extraordinária forma dos profissionais que não podem estar presentes todos os dias, ou todos os finais de semana em um mesmo local ou horário, se manterem atualizados: o estudo ocorre no local e horário desejado/disponível, fator este que por si só já potencializa a produtividade do aprendizado. Inúmeras outra vantagens existem, dentre elas: menor custo, maior networking devido ao maior número de alunos por curso, maior desenvolvimento da capacidade de escrita e leitura e auto-disciplina. 

Enfim, vale muito a pena investirmos em Educação a Distância, principalmente quando instituições de peso como Sebrae e FGV nos disponibilizam opções de qualidade, rápidas e gratuitas.

Bom estudo a todos.


Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
a

domingo, 4 de abril de 2010

Gerenciando a Equipe - Os Prejuízos da Não Demissão

Uma das atividades mais importantes em qualquer projeto, para não dizer a mais importante, é sem dúvida o bom gerenciamento da equipe. Alias, não apenas em projetos, mas em toda organização seja ela projetizada ou não é imprescindível  uma boa gestão de pessoas. E esta tarefa não é nada fácil, principalmente nos dias de hoje, visto que estamos passando por um momento de crise de bons profissionais:
"O mercado está pagando à preço de ouro os bons e talentosos profissionais que além de conhecimento, também investiram em comportamentos como atitude pró-ativa, iniciativa e de bom relacionamento com pessoas, portanto, com o mercado." http://www.ceag.com.br/pages/html/boletins.php.
Minha experiência mostra que a maior dificuldade é a falta de investimento em comportamento, principalmente entre os mais jovens. Infelizmente é constante encontrarmos "profissionais", ou melhor aspirantes a profissionais, que nem sequer conseguem identificar a importância de bons hábitos e posturas no ambiente de trabalho. Comportam-se como se estivessem entre "a galera da curtissão": gritam, falam gírias acreditando estarem se comunicando, fazem o mínimo do mínimo esperado de suas funções, são cheios de compromissos, menos com o cliente que atende e com a empresa que lhes remuneram.

E mesmo causando danos à empresas a curto e longo prazo, são mantidos como parte da equipe, na esperança, muitas vezes em vão, de que irão melhorar. Em oito anos de trabalho nunca vi a recuperação antes do fim ou da decadência da empresa, momento no qual o funcionário que foi manido encontra uma outra empresa em desespero por bons profissionais e o contrata acreditando ser ele a "salvação" de seus problemas.

Os prejuízos que a organização tem com a decisão de manter tais pessoas em seu quadro de colaboradores são enormes: baixa produtividade, descrença dos clientes, produtos e serviços sem qualidade, perda de marketshare, perda de clientes, redução de lucratividade, etc. E a maioria das organizações não enxergam a real causa de todos estes problemas e começam a "caça às bruxas": culpam o software de gestão da empresa, a economia interna, o clima, o governo/impostos, os fornecedores, os clientes, etc.

O fim desta seqüência de problemas em geral é a dura recuperação da empresa através do apoio de uma consultoria externa ou o triste encerramento das atividades. Aprendi com um professor de economia da FGV (MBA Gestão Empresarial - Turma 7 da Trecsson - www.trecsson.com.br) que uma das maiores causas de falência das empresas está em não demitir na hora certa.

Portanto, gerentes de projetos, administradores, diretores, gestores e/ou empresários responsáveis pela manutenção da equipe, acertem na contratação, capacitação e plano de desenvolvimento dos colabodores de suas empresas, mas não ultrapassem o limite da benevolência e deixem de demitir quanto têm que demitir: acertem também a hora da demissão. Certa vez uma diretora de uma das empresas em que já trabalhei disse ao seu sócio que estava contrário à demissão de um funcionário: "Não somos instituição de caridade", de fato, não se deve insistir na permanência de profissionais inadequados à empresa.

E colabodores em geral, acertem na carreira e invistam no desenvolvimento/aperfeiçoamento de habilidades comportametais.


Patrícia Inêz, PMP
Treinamentos, Gestão, Projetos e Sistemas
+55 (44) 9925-4574
patricia@patriciainez.com.br
a